terça-feira, 26 de junho de 2012

Nota sobre o Sarau Músico-Literário no site da Queimadas FM


História, cultura e sucesso: Realizado o 1° Sarau Músico-literário queimadense
Aconteceu na noite de ontem (20), nas ruínas da antiga Estação da Leste, o 1º Sarau Músico-Literário do município de Queimadas, tendo como tema “Sertão: Identidade e memória na Obra de Nonato Marques”, evento organizado pelo Departamento de Cultura do município e pelos professores Floriano Esteves, Carla Regina Soares, Robson Bezerra e Belanízia Bezerra com o
apoio das Secretarias municipais de Educação e Administração.
O evento contou com a presença de familiares do autor homenageado além de várias personalidades, entre elas, o prefeito municipal, Paulo Sérgio Brandão Carneiro, o secretário municipal de saúde, Haroldo Aquiles, a vereadora Ivanivalda Queiroz, a Deputada Maria Del Carmem, entre outras, além de maciço comparecimento da comunidade local.
O sarau teve duração de aproximadamente duas horas, tendo início por volta das 8:30 com a apresentação de um número de percussão executado pelos alunos do Progetto Queimadas regidos por Josiel cantor e a abertura oficial foi proferida pelo professor Floriano Esteves que se
dirigiu ao público explanando a respeito dos objetivos do referido acontecimento histórico e, em seguida realizando a leitura de texto acadêmico produzido pelo mesmo, dando assim abertura ao sarau.
22 músicas foram interpretadas pelos artistas locais: Josiel cantor, Rodrigo Bahia, Granfuzil, Damião, Poroca, Totonho, Fábio, Anderson Ricardo e Humberto Oliveira e os professores Emanuel Lírio (Néo), Mário César, Miguel, Judite Miranda, Lola e Alessandra Vanderley. O espetáculo trouxe também a declamação de 15 poesias, declamadas por jovens e personalidades
locais, como Ray Lopes, Robson Bezerra, Tamires Carvalho, Marcos Sena, Vanderlene, Reginaldo, Virgínia, Jarbas, Nilsinho, Kélia, Joelma, Andrea, Andreza, Monique, Henrique Peixinho, Clara Gomes, Michelle Santos e o professor Raimundinho.
Ambientação musical, exposição de livros do autor homenageado e a leitura de quatro textos de opinião sobre o escritor, projeção de imagens que retratam a identidade e a cultura local antecederam o lançamento de manifesto pela recuperação do prédio da Estação da Leste, hoje em ruínas. As assinaturas continuam sendo recolhidas na biblioteca municipal e podem inclusive ser de crianças, adolescentes e adultos por se tratar de uma reivindicação à empresa responsável pela reforma do local, pedindo mais rapidez no processo de recuperação da estação ferroviária como patrimônio histórico.
Segundo o Coordenador municipal de cultura e um dos organizadores do evento, Raimundo Lopes do Carmo, o evento foi um sucesso de público e de apresentação. “Estamos todos satisfeitos com a presença do público, não esperávamos uma presença tão grande da população, as apresentações foram ainda melhor do que planejamos e, esse não será o último sarau, possivelmente em Setembro, faremos outro homenageando o dia da independência”, diz o também declamador.
A professora e também organizadora, Carla Regina Soares de Souza, disse estar feliz com a repercussão do sarau e que o PROLER (Programa Nacional de Incentivo a Leitura) que tem esfera local, o Comitê Municipal de Leitura Nonato Marques irá organizar outros saraus e outros eventos também ligados à leitura, com o intuito promover tal hábito. “Foi uma grata surpresa, a quantidade de pessoas que vieram até as ruínas. As pessoas vieram conferir e ficaram até o final e participaram, pois, pudemos sentir o envolvimento do público com o espetáculo”, ressalta a educadora. “Foi um prazer muito grande estar participando, me sinto vitorioso como músico, como também devem estar se sentindo os outros músicos, declamadores e a equipe do evento, mostramos a nossa cultura, nossa tradição e nosso talento e com a colaboração do povo queimadense esse será apenas o primeiro sarau entre muitos outros”, afirma o músico, Anderson Ricardo, artista participante do evento.

0 comentários:

Postar um comentário